O guia turístico anuncia:
- Aqui vemos a obra Sepultamento, de Victor Brecheret, um dos artistas mais famosos do Modernismo brasileiro. Essa escultura é datada de 1923 e foi feita em granito.
Olhares curiosos e vivos reparam no ambiente ao redor. Uma criança nota os belos anjos esculpidos em bronze bem próximos a ela e estende a mão para tocá-los. Aqui surge a primeira diferença entre um museu normal e este: qualquer pessoa pode encostar nas obras ou até mesmo tirar fotos. Essa não é a única novidade, imagine ir a um museu a céu aberto! Onde existem árvores e pássaros para fazer companhia às esculturas dos mais famosos artistas dos séculos 19 e 20.
Ninguém pensaria na existência de um lugar desses em plena São Paulo. No entanto, o mais velho desses locais nasceu em 1868 e possui obras de artistas como: Galileo Emendabili, Bruno Giorgi e Nicolina Vaz de Assis. Aos curiosos, o nome de um desses maravilhosos museus: Cemitério da Consolação, o mais antigo de São Paulo.
Alguns especialistas afirmam ser o cemitério, um prolongamento da própria casa. Devido à grande miscigenação do povo brasileiro, nossos cemitérios são povoados por resquícios da cultura e arquitetura de todo o mundo. Muitos túmulos foram feitos com materiais importados, por artistas conhecidos e são hoje uma riqueza a ser prestigiada e preservada.

Talvez se houvesse excursões a esses locais, com explicações sobre a história, arquitetura e curiosidades, os brasileiros se sentiriam mais à vontade com o assunto, pois em todo o mundo, cemitérios são, não somente pontos turísticos, mas também um local para fazer piquenique, ler ou namorar, os exemplos mais conhecidos são o Cemitério Père-Lachaise e o Montparnasse em Paris, França. "Eu gostaria de fazer uma visita monitorada a um cemitério, pois é um lugar tranqüilo e bonito, onde é possível admirar belas esculturas e mausoléus", afirma a estudante de enfermagem Andrea.
No entanto, com o aparecimento dos popularmente chamados "cemitérios-jardim", a falta de incentivo ao turismo, a constante depredação e o alto custo de materiais como o mármore e bronze; a feição de obras de arte para cemitérios e profissionais capacitados para o trabalho estão se extinguindo. Portanto, a quem pretende visitar o lugar, é melhor ser rápido, pois no futuro os cemitérios serão cada vez menos portadores de valor artístico.
Postar um comentário