0

Livros das cronicas vampirescas

domingo, 7 de fevereiro de 2010.

Os livros, em sequência de lançamento, são:
  • Entrevista com o Vampiro
Sinopse: Escrito em 1976, inicia a série sobre "crônicas vampirescas" escrita por Anne Rice. Neste livro, o vampiro Louis, que recusa-se a perder suas características humanas, conta como transformou-se em um vampiro a um repórter.
Sinopse: A história de Lestat, um aristocrata que resolve tornar-se ator na França Pré-Revolucionária, e torna-se vampiro ao acaso. Conheça sua vida ao longo dos séculos e como se transforma em um ídolo do rock na atualidade
  • A Rainha dos Condenados
Sinopse: Em A rainha dos condenados, a escritora americana Anne Rice retoma os personagens que a tornaram famosa e faz o livro de maior suspense e densidade de suas Crônicas Vampirescas. Aqui, há vampiros para todos os gostos. Jovens e delinqüentes, como Baby Jenk, da Gangue das Garra, românticos como Armand e Daniel, estudiosos como Jesse, que investiga para a organização conhecida como Talamasca, a história desses seres estranhos, imortais misturados entre mortais, para quem sangue, sexo e morte são elementos indissolúveis do dia-a-dia. Reunidos em torno de Lestat, eles respondem ao chamado de sua música quase hipnótica e correm, ao longo da narrativa de Anne Rice, um perigo difícil de evitar. É que o som de Lestat desperta Akasha, a mãe dos vampiros, a encarnação da força maléfica feminina, disposta a escolher os justos, entre os vampiros, através de um banho de sangue. Mestra da alquimia entre crueldade e poesia, Anne Rice prova em A rainha dos condenados saber fazer em literatura o que Lestat faz em música. Impossível não segui-la hipnoticamente até a última página.
  • A História do Ladrão de Corpos
Sinopse: Neste 4º livro das Crônicas Vampirescas, Lestat, o herói-vampiro, depara-se com uma proposta tentadora: ser humano outra vez, com todos os cinco sentidos alertas, comendo e bebendo à luz do sol.
  • Memnoch
Sinopse: Mais um volume que faz parte das Crônicas Vampirescas. Lestat encontra com Memnoch, que afirma ser o diabo em pessoa. Ele coloca o imortal diante da oportunidade de voltar no tempo, conhecer a criação, visitar o purgatório e escolher entre céu e inferno.
  • O Vampiro Armand
Sinopse: Este volume das crônicas vampirescas é todo dedicado ao vampiro Armand, a personagem ao mesmo tempo angélica e diabólica que desempenhou um papel importante no primeiro livro da série, o já clássico "Entrevista com o Vampiro". O livro acompanha a trajetória do vampiro desde sua infância em Constantinopla até ao clímax, nos fatos já relatados pelo vampiro Lestat.
  • Merrick
Sinopse: Anne Rice mescla vampiros e bruxas ligadas ao vodu neste novo romance. Merrick é uma bruxa sedutora e poderosa que conta sua saga para David Talbot, um estudioso do ocultismo que foi transformado em vampiro. Ela tenta trazer a vampira Cláudia, uma mulher presa a um corpo infantil, de volta à vida a pedido do vampiro Louis.
  • Sangue e Ouro
Sinopse: A mestra do terror gótico moderno, Anne Rice, ao dar seqüência às célebres crônicas vampirescas, conta a história de dois de seus fascinantes e enigmáticos personagens, Marius e Thorne, poderosos Filhos das Trevas. O primeiro deseja vingança contra um antigo inimigo, enquanto o segundo anseia pelo reencontro com sua criadora. Revelando o sombrio mundo dos seres imortais, Sangue e ouro aborda os sofrimentos inerentes à vida eterna.
  • A Fazenda Blackwood
Sinopse: Um novo livro de Anne Rice, a grande dama do gótico moderno, lançado no Brasil: A fazenda Blackwood. Nessa obra, a história gira em torno de Tarquinn Blackwood, um jovem sedutor e excêntrico, único herdeiro de uma imensa propriedade que leva o nome de sua família e que é assombrada por fantasmas e outras criaturas. Entre as assombrações está Goblin, um espírito manipulador e poderoso que controla Tarquinn desde a infância e cujo poder e fúria se intensificam depois que o jovem é transformado em vampiro. Atormentado, Tarquinn decide procurar o célebre vampiro Lestat em Nova Orleans e pedir sua ajuda. A fim de que Lestat saiba como agir, o rapaz conta para ele a saga da família Blackwood, uma narrativa que leva o leitor da Nova Orleans dos dias de hoje até a antiga Pompéia, passando pela Nápoles do século XIX, em uma vertiginosa teia de traição, mistério e sangue. Em A fazenda Blackwood, Anne Rice, em sua melhor forma, conta a história de um jovem em busca de sua verdadeira identidade. A escritora norte-americana mescla como ninguém suspense, terror e erotismo, criando um inesquecível conto de mistério, luxúria e morte. Formada em Ciência Política e em Escrita pela Universidade de San Francisco, Anne Rice, que nasceu em 1941, publicou seu primeiro romance - o consagrado Entrevista com o vampiro - em 1976.
  • Cântico de Sangue
Sinopse: Uma história de amor e lealdade promete levar os leitores de Anne Rice de volta à Fazenda Blackwood. Em Cântico de sangue, o vampiro Lestat, seu personagem mais famoso, volta à cena atormentado pela idéia de redenção e tomado por uma paixão inesperada pela bruxa Rowan Mayfair, outra célebre personagem da escritora. Mas para levar o romance adiante, há várias barreiras a serem superadas. A vontade de viver entre os humanos é forte, mas também são muitos os prazeres da imortalidade. Amadurecido o suficiente para tomar a decisão correta, o famoso vampiro insiste em percorrer o longo e tortuoso caminho do conhecimento nesta história repleta de suspense e erotismo
Leia Mais...
0

Clonicas Vampirescas

Crônicas Vampirescas é o nome dado a um conjunto de obras da escritora Anne Rice, que narra a história dos vampiros Lestat de Lioncourt, Louis de Pointe du Lac, Armand, Marius de Romanus, entre outros.
O primeiro volume das crônicas vampirescas foi Entrevista com o Vampiro, que em 1994 chegou aos cinemas, com Tom Cruise interpretando Lestat de Lioncourt, Brad Pitt como Louis de Pointe du Lac, Antonio Banderas como Armand, Kirsten Dunst como Claudia e Christian Slater como Daniel Molloy, o repórter. Entrevista com o Vampiro narra a história do vampiro Louis, que a está contando ao repórter Daniel.
O volume seguinte narra a história do vampiro Lestat, que dá o nome ao livro. A Rainha dos Condenados, terceiro volume, começa onde O Vampiro Lestat termina, dando sequência à história de Akasha.
O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados foram filmados juntos, dando origem ao filme A Rainha dos Condenados em 2002. Nesse filme Lestat é interpretado por Stuart Townsend. O elenco ainda conta com: Aaliyah como Akasha, Marguerite Moreau como Jesse, Vincent Pérez como Marius de Romanus, Paul McGann como David Talbot e Lena Olin como Mahare
Leia Mais...
0

Gabrielle de lioncourt

Gabrielle de Lioncourt é um personagem fictício da série de livros Crônicas Vampirescas da escritora estadunidense Anne Rice. Gabrielle de Lioncourt é a mãe do vampiro Lestat de Lioncourt, que a torna sua primeira companhia vampírica. Também é a primeira a deixá-lo.



Muito bela e vinda de uma próspera família italiana, Gabrielle viajou e viveu em diversas cidades da Europa. Casou-se cedo com Marquês d`Auvergne, pai de Lestat. Gabrielle e o Marquês tiveram oito filhos, dos quais sobreviveram apenas três. Lestat era o mais novo e o favorito de Gabrielle. Dividiam segredos e a vontade de fugir do lugar que mais odiavam, a prisão imposta por um cego machista e o regime de família patriarcal.
Era a única pessoa da família que recebera alguma educação. Gabrielle não era um exemplo de mãe para a época: por ser culta, passava grande parte de seu tempo lendo e perdida em seu mundo, o que irritava seu marido.
Sempre tentava alegrar e consolar seu filho favorito. Muitas vezes vendeu suas jóias de família para comprar presentes e satisfazer algumas das vontades de Lestat. Vivia sua vida pela de Lestat, esperando que ele fosse livre como ela não foi. Durante o vigésimo ano de vida de Lestat, Gabrielle contrai tuberculose. Ajudou Lestat e Nicolas de Lenfent a irem a Paris dando a Lestat um de seus anéis para que o vendesse. Gabrielle encorajou Lestat a ser ator e poupou-o de ver seu declínio devido à doença.
Depois de Lestat ser tranformado em vampiro por Magnus, este se suicída atirando-se em uma pira. Assim Lestat torna-se dono da fortuna de Magnus. Com a fortuna herdada Lestat envia uma certa quantia de dinheiro para que Gabrielle vá para o sul da Itália, onde nascera para que melhore de saúde.
Contrariando as expectativas de Lestat, Gabrielle viaja para Paris ao seu encontro e é mandada para um alojamento com médicos e enfermeiras. Lestat a visita, percebendo a gravidade da doença e que possa ser a última vez que a veja, transforma Gabrielle em vampira.
Gabrielle se torna aprendiz de Lestat. Depois de Lestat ter destruido o culto satânico liderado por Armand e feito Nicolas um vampiro,ele e Gabrielle vão viajar pelo mundo.Grabrielle se torna distante e fria para com Lestat.Depois de partirem do Egito após a Revolução Francesa.Gabrielle vai para as selvas africanas e Lestat ao mundo subterrâneo para dormir por 2 anos.
Gabrielle vai explorar o mundo por conta própria para os seguintes 200 anos.Ela não reaparece até 1985 (no livro "A Rainha dos Condenados").Para ajudar Lestat na luta contra Akasha e para salvar o mundo.Gabrielle aparece pela última vez em "O Vampiro Armand" enquanto Lestat estava em seu sono catatônico.
Leia Mais...
0

Outros envolvimentos

Quinn Blackwood

Tarquin Blackwood, mais conhecido como Quinn, sua primeira aparição é em Fazenda Blackwood. Quinn passa a ser o melhor amigo de Lestat. Tarquin que chamou Lestat para ajudá-lo a se livrar de um fantasma. Lestat que estava em um momento meio 'solitário' depositou sua confiança em Quinn. Assim, passaram a ser melhores amigos.

 Mona Mayfair

Mona Mayfair, namorada de Quinn Blackwood, é uma das bruxas do clã Mayfair. Mona estava à beira da morte quando Lestat decidiu dá-lhe o Dom das Trevas.
Mona morava com Lestat e Quinn depois que foi transformada, Mona tenta mostrar devoção ao seu Mestre (Lestat). Entretanto, ela é uma criatura mimada que só consegue ver seus próprios problemas, e isso ocasionava vários desentendimentos entre ela e Lestat.
A maior discussão dela com Lestat aconteceu por conta do ciúme e até mesmo inveja que ela tinha de Rowan (tia de Mona). Lestat não aturou, e colocou Mona para fora de casa, mas graças a Quinn as coisas logo voltaram ao normal.

 Rowan Mayfair

Rowan Mayfair aparece em Cântico de Sangue (último livro das Crônicas Vampirescas), 13ª bruxa do clã Mayfair, casada com Michael Curry. Ela é neurocirurgiã e trabalha no Centro Médico Mayfair. Seu envolvimento com Lestat começa logo quando ele a olha pela primeira vez. Em geral, Lestat conta que no mesmo momento que a viu sentiu um tipo de fascínio instantâneo. Ele não consegue omitir essa paixão avassaladora por muito tempo, com isso, todos ao seu redor perceberam seus verdadeiros sentimentos por Rowan. Rowan como resposta, demonstra frieza e desdém.
Quando Rowan precisou de ajuda por estar fora de si, Michael chamou Lestat para ajudá-la, e ele consegue trazer ela de volta ao normal.
Inesperadamente nos últimos momentos das Crônicas Vampirescas, Rowan vai atrás de Lestat, e ele diz que a ama mais que o próprio Sangue mas que o Centro Médico e Michael ainda dependem dela.Ele promete que quando chegar o momento certo eles ficarão juntos.
Lestat diz que a perdeu pois sabe que com o passar dos anos ela o esqueceria . E deste modo termina a história do nosso amado príncipe moleque
Leia Mais...
0

O reecontro

Lestat declarou em entrevista, na Primavera (embora ocorra na Primavera de 1988 na versão do filme), mais uma vez, Louis descobre Lestat, que esta novamente vivendo em Nova Orleans em um estado enfraquecido. Louis vira suas costas para ele na com pena e repugnância.
Esta versão dos acontecimentos no entanto também é refutada por Lestat, que diz que ele não tinha qualquer contato com Louis nessa época, embora ele tenha sido visitado por Armand esse tempo. Seja qual for a verdade, Louis e Lestat se encontram na década de 1980, apenas para terem destaque nos eventos que estão mais detalhados no filme A Rainha dos Condenados.
Leia Mais...
0

Claudia

Louis bebe de uma criança órfã chamada Claudia, em 1795, e Lestat transforma-a em uma vampira, apesar das objecções de Louis. Esta foi uma tática de Lestat para impedir Louis de o abandonar. Enquanto Lestat se entretia com Claudia e a ensinava como se tornar uma vampira, é Louis que ela realmente ama, e ignora Lestat, em diversas ocasiões, algo que faz com ele se arrependa grandemente. Em 1860, após 65 anos de convivência, Claudia luta com a realidade de que ela é, uma imortal e que jamais se transformará em uma mulher.

Claudia se rebela e tenta matar Lestat, dando-lhe um rapaz morto para que ele beba o sangue, dizendo que o rapaz estava apenas inconsciente (Anne Rice declarou oficialmente que não se mata um vampiro apenas por beber sangue morto.), e cortando sua garganta e apunhalando-lhe várias vezes no peito e, com a ajuda de Louis, jogam Lestat em um pântano perto do Mississippi. Depois ele consegue retornar com a ajuda de uma jovem pianista que ele havia transformado, Louis foge com Claudia, em uma balsa para a Europa. Após Claudia e Louis escaparem de Lestat, Armand, o líder de um grupo de vampiros, brevemente toma Louis sob sua proteção, e lhe passa informações sobre seus sentimentos e sobre as regras de vampiros.
Leia Mais...
0

Louis de Pointe lac

Um desses companheiros é Louis de Pointe du Lac, um jovem de New Orleans a quem Lestat transforma em um vampiro no século 18, em 1791. Durante quase um século, Lestat e Louis vivem para, viajar, e matar juntos.
Esse relacionamento começa mal, com desconfianças e meias-verdades, embora gradualmente Lestat trata de matérias com seu amigo, como uma espécie de professor e aprendiz, embora aquele que muitas vezes resiste seus "ensinamentos" apenas lhe sobra a morte ou a vida vivendo como um vampiro. Existe um certo elemento de sentimentos implícitos na sua relação, mas se é realmente consumado é um assunto de debate.
Leia Mais...
0

O mais poderoso dos vampiros

No espaço de apenas alguns séculos, Lestat torna-se um dos mais poderosos vampiros, apenas perdendo para os mais antigos aqueles cuja idade se perdia nos milênios. Isto é, em parte, porque o sangue que ele recebeu de Marius, era o de um desses antigos, que era incrivelmente poderoso, e por ele ter tido um relacionamento com a rainha dos vampiros, Akasha.
Por toda sua ousadia, os mais antigos referem-se à ele carinhosamente como o "príncipe moleque". Ele está sempre muito preocupado com costumes e moda, e pausa meados da narrativa para lembrar ao leitor o que ele está vestindo. A maior parte de suas experiências são com companheiros. Ele explica que este fato e por que as mulheres em séculos anteriores, simplesmente não eram interessantes. Mais tarde na série, Lestat menciona que ele tem medo das mulheres.
Leia Mais...
0

Suas tormentas

Ao longo de sua longa vida, Lestat é atormentado por questões filosóficas comuns, tais como "Seriam minhas ações boas ou más?", "Existe um Deus?", "Eu estou em Seu plano?", "O que acontece depois da morte?", "O que torna uma pessoa feliz?" Ele encontra-se mais no amor com a humanidade do que nunca, apesar da sua relação com os humanos serem selvagens. Por um tempo, ele vê a vida como "um Jardim Selvagem", repleta de beleza e morte.
Leia Mais...
0

Nicolas de Lenfent

Lestat também fez de seu melhor amigo mortal, Nicolas de Lenfent, um vampiro. Ambos trabalharam em um pequeno teatro chamado "Renaud's", Lestat começou como um figurante, e para sua surpresa, depois acabou tornando-se estrela do show, enquanto Nicolas tornou-se violinista da pequena orquestra do teatro. Após Lestat ter sido raptado e se transformado num vampiro ele tentou distanciar-se de sua família e amigos mortais. Ele comprou um apartamento para Nicolas e muitos outros luxos, como um violino Stradivarius, com o seu recém-adquirido "poder financeiro". O tempo inteiro Nicolas tinha muitas suspeitas de Lestat e sua nova vida, e a suspeita cresceu quando Lestat desaparecera com sua mãe a noite quando ela o veio visitar, e Gabrielle retornou magicamente curada. Lestat finalmente demonstrou o amor que ele sentia por Nicolas e fez dele um vampiro, assim como bem depois salvando-o de um grupo de vampiros, conhecidos como Crianças das Trevas, que eram liderados pelo poderoso vampiro, Armand.
Leia Mais...
0

Transformado-se em vampiro

Início

Ao encontrar Lestat, Magnus o torna um vampiro, contra a sua vontade. No entanto, Magnus, cansado da vida, comete o suicídio atirando-se em uma pira, deixando Lestat para defender a si próprio, sem qualquer tipo de orientação. Lestat descobre que agora é herdeiro de uma inesgotável riqueza, e começa uma aventura que o leva a conhecer todo o mundo.
Lestat sempre foi uma criatura solitária. Em sua infância o único membro da sua família com quem ele tinha qualquer ligação era com a mãe. Gabrielle de Lioncourt foi uma bela mulher de ascendência italiana, foi dela que Lestat herdou o seu cabelo louro e sua boa aparência. Gabrielle era o único membro da sua família, que apreciava ler e frequentemente ficava imersa em seus romances, negligenciando a vida mundana ao seu redor. Lestat a admirava e ela o odiava por isso, mas ele foi a única pessoa de sua família, com quem ela também poderia trocar confidências de modo que eles desenvolveram um silencioso e forte vínculo. Por este motivo ele a escolheu para ser sua primeira companheira vampira, na ocasião em que ela chega a Paris, querendo vê-lo antes que sucumbisse à sua doença fatal.
Leia Mais...
0

Sua vida como mortal

Lestat é o sétimo filho do marquês d'Auvergne e nasceu em 1760, em Auvergne, França, em um castelo pertencente a seus antepassados. Apesar da sua aparente nobreza ele cresceu em uma pobreza relativa; seus antepassados esbanjaram as riquezas da família delapidando assim a fortuna familiar. Como o mais novo filho da família, Lestat ascendia a nada herdar. Sua relação com seu pai e irmãos eram tensas devido a diferenças irreconciliáveis. No penultimo livro das cronicas ele esplica que seu nome foi formado com as iniciais do nome dos seus irmaos
Talvez o momento mais crucial de sua vida mortal, foi quando as pessoas da cidade vieram para lhe falar sobre lobos que entraram na aldeia assustando as pessoas. E enquanto caçava ao redor das montanhas de Auvergne, foi atacado por oito lobos, que quase causaram sua morte. A morte de seu cão de caça e seu cavalo, teve um profundo efeito sobre sua aparente estabilidade mental. Ele retornou para casa, determinado a seguir o seu próprio caminho.
Lestat cai numa profunda depressão após seu encontro com os lobos e perde o sentido da vida, e acompanhado de um amigo violinista de nome Nicolas, ele deixa Auvergne e vai para Paris, com intenção de se tornar um ator de teatro. Durante uma peça, ele atraiu a atenção de um antigo vampiro chamado Magnus, que o rapta e transforma em vampiro contra vontade, e depois se lança ao fogo
Leia Mais...
0

Sobre lestat de Lioncourt

Lestat de Lioncourt é um personagem fictício que aparece em vários dos romances de Anne Rice, incluindo O Vampiro Lestat. Ele é um vampiro, e o principal personagem, na maioria das Crônicas Vampirescas (Vampire Chronicles) onde o mesmo é narrado em primeira pessoa.


Leia Mais...
0

Cemiterios da cidade

Cemitérios são elementos comuns na paisagem das grandes metrópoles. Porém, além da imagem macabra, referência recorrente em narrativas de terror, os cemitérios agregam muito mais valor cultural do que se pode presumir.
É neste local que se encontra eternizada a memória de grandes personalidades da história e de incontáveis anônimos. É também nos cemitérios que se encontra algumas das esculturas mais relevantes do acervo de Brecheret e Brizzolara; além de uma riquíssima simbologia herdada ao longo da história e das transformações sociais e culturais.
Produzido por Samira Adel Osman e Olívia Cristina Ferreira Ribeiro, o artigo Arte, História, Turismo e Lazer nos cemitérios da cidade de São Paulo, expõe os valores históricos e culturais dos principais cemitérios desta metrópole, através de referências literárias, registros de publicações e dissertações acadêmicas
Leia Mais...
0

Glossário Cemiterial

Do árabe attabut. Arca de origem egípcia.

Cadáver
Do latim cadavere. Talvez de caro data vermibus (carne dada aos vermes).

Caixão
Do grego kapsa, do latim capsa. Aumentativo de caixa.

Campa
Talvez do latim campana. Laje sepulcral.

Catacumba
Do grego katákymbe, pelo latim catacumba. Escavação.

Cemitério
Do grego koimetérion, pelo latim coemeteriu. Dormitório (em alusão ao sono eterno).

Cova
Do latim covus = cavus. Cavidade.

Cripta
Do grego krýpte, pelo latim crypta. Subterrâneo das igrejas onde enterravam-se os mortos.

Defunto
Do latim defunctu. Particípio de de + fungor. Falecido.

Epitáfio
Do grego epitáphion, pelo latim epitaphiu. Inscrição tumular.

Esquife
Do antigo alemão skif, ou do grego skáphos. Navio, barco. Alusão a um caixão de defunto.

Exumar
Do latim exhumare; ex = fora + húmus = terra. Desenterrar (cadáveres).

Féretro
Do latim feretrum, de fero (transportar). Maca para transportar os mortos.

Fúnebre
Do latim funebre. Relativo à morte.

Funeral
Do latim funerallis, funebris, de funus. Enterro.

Inumar
Do latim in = dentro + húmus = terra. Sepultar.

Jazigo
Do latim jacere (de jazer). Estar estendido, deitado.

Lápide
Do latim lapis, lapidis. Pedra, ou pedra funerária.

Luto
Do latim lucto. Sentimento de pesar pela morte de alguém.

Mausoléu
Do grego mausóleion, pelo latim mausoléu. Túmulo grandioso de Mausolo, rei da Caria.

Mortalha
Do latim mortalia. O que diz respeito aos mortais, mortal.

Morte
Do latim mors, mortis. Falecimento.

Necrópole
Do grego nékros = cadáver + polis = cidade. Sinônimo de cemitério.

Ossuário
Do latim ossu = osso + sufixo ário. Local de ossos.

Réquiem
Do latim re + quies e re + quietis. Repouso, descanso.

Sarcófago
Do grego sarkó = carne + phagos = que come. Pelo latim sarcophagu. Sinônimo de túmulo.

Sepulcro
Do latim sepulcrum. Sepultura.

Tétrico
Do latim tetricu. Fúnebre, muito triste.

Tumba
Do grego tymbos, pelo latim tumba. Lápide sepulcral.

Túmulo
Do latim tumulus. Elevação de terreno, montículo de terra.

Urna (funerária)
Do latim urna. Vaso, recipiente.

Velório
Do latim velo. Velar, cobrir a cabeça, cingir-se. Adicionado ao sufixo ório = lugar onde se vela.

Leia Mais...
 
CEMITÉRIO © Copyright 2010 |